É com enorme honra e satisfação, que este ano a família do Instituto São Benedito celebra os 100 anos de atuação e dedicação das Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria junto ao educandário. Em 1912 as Irmãs assumiram a direção interna e a missão de conduzir os serviços assistenciais da Obra, atuando desde então, como verdadeiras acolhedoras, exercendo diariamente virtudes como a bondade, o amor e a caridade, bem como a sensibilidade e a ternura, compassivas à carência das meninas que recebem.
Tenho o imenso orgulho de acompanhar de perto o trabalho direcionado pelas Irmãs nos últimos anos, cujo qual, sob a célebre frase “mostremos com nosso exemplo aquilo que com palavras ensinamos”, da fundadora da Congregação, a Bem Aventurada Bárbara Maix, se destaca e apresenta resultados culminantes e motivadores diante de um público em situação de risco e de vulnerabilidade social proveniente de uma sociedade tão carente e tão inerte a mudanças.
Não obstante, tem-se um trabalho diário que exige esforços magnânimos. O direcionamento da proposta pedagógica da escola, com disposição de momentos de estudo e de lazer, que visam aguçar a criatividade e a criticidade consciente singular, assim como a integração entre sociedade, família e escola, os cuidados quanto à alimentação e a saúde das crianças, com o empenho em traduzir e colocar em prática constante os valores humanos e cristãos, são atividades permanentes da Instituição que demandam uma dedicação quase que totalitária e integral.
Contudo é fatídica a recompensa gerada. A atuação das Irmãs neste processo se dá de forma veemente e é de suma importância, uma vez que o trabalho direcionado por elas está além da caridade, e que visa, sobretudo, a busca constante de meios e alternativas para uma formação integral, humana, liberta e social do público atendido. O trabalho que realizam ultrapassa os limites da equipe gestora, e elas passam a representar outros papéis, atribuídos de modo afetuoso e sincero pelas educandas, ao torarem-se mães adotivas, amigas, educadoras, orientadoras, conselheiras, administradoras, médicas, companheiras, entre tantas outras performances que acabam por tomar ao longo da jornada.
Acompanhar o despertar e o construir da autoestima das educandas, assim como a confiança, valorização de si e o respeito ao outro é a maior recompensa que pode-se ter. E neste processo, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, operam de forma benevolente. Por concluinte, assim sendo, em nome de toda a família do Instituto São Benedito, agradecemos a dedicação dispensada, o carinho, e a confiança depositada pelas Irmãs à cada uma das meninas atendidas. Desejamos que cada uma de vocês continuem sendo estes seres tão iluminados, e que permaneçam dotadas desta bondade incessante, que as fazem ter o poder de sorrir diariamente através de olhos confiantes e donos de virtudes no mais alto grau, na continuidade da assistência que dispõem ao Educandário diariamente valorizando e apostando constantemente nas crianças que mais necessitam de amparo, orientação e subsídio em sua formação pessoal.
Gabriele Galarça Gonçalves
Professora alfabetizadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário