Em 2012 as Irmãs do Instituto comemoram 100 anos de trabalho em Pelotas |
Fundada no dia 08 de maio de 1849, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tem sua origem no Rio de Janeiro e foi pioneira, tornando-se a primeira Congregação de Vida Ativa no Brasil, ou seja, as Irmãs desenvolviam seus trabalhos fora dos conventos, junto aos empobrecidos, sobretudo crianças e jovens.
Segundo os documentos históricos da Congregação, desde a terra natal, em Viena (Áustria), “Bárbara Maix foi anunciadora de vida nova para as jovens que vinham do interior para a cidade grande em busca de emprego e muitas se perdiam na prostituição e nos vícios. Bárbara acolheu jovens, crianças, doentes e as ensinou a ganhar a vida com dignidade”. Perseguida pela revolução liberal em seu país, a religiosa encontrou no Brasil, o espaço para realizar a inspiração que recebera de Deus, quando jovem: “Bárbara, funda a Congregação de minha Mãe” diz o documentário.
Hoje, a Congregação ICM é representada por 144 comunidade, presentes em 16 Estados brasileiros e mais 8 países. As Irmãs do Imaculado Coração de Maria que trabalham aqui no Instituto completam no próximo ano, 100 anos de atuação em Pelotas.
A Sede Geral está em Porto Alegre de onde são coordenadas as atividades de quase 800 Irmãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário