A Hora do Conto é uma das atividades que estão sendo desenvolvidas em nossa escola neste mês de agosto. Momento especial onde a meninada tem a oportinidade de ouvir belas histórias, adquirir conhecimento e desenvolver a imaginação. A Hora do Conto desse mês está tendo como tema o Folclore. Além de conhecer as lendas, mitos, costumes e tradições do povo, deseja-se que as alunas cultivem atitudes de respeito para com as pessoas de diferentes etnias.
O saber popular atravessa o tempo, e é passado através das gerações por meio da comunicação oral, escrita e pelas artes. Os relatos da literatura oral se perpetuam pela palavra falada ou pelas cantorias. São casos (causos, no dialeto rural), lendas, anedotas e mitos de criação coletiva, muitas vezes recolhidos por estudiosos. Os principais personagens fazem parte do folclore e têm origem indígena ou européia.
Saci-pererê: um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro
Boitatá- Gênio protetor dos campos. Aparece sob a forma de enorme serpente de fogo, que mata quem destrói as florestas. O padre José de Anchieta, em 1560, é o primeiro a mencionar o boitatá como personagem de mito indígena brasileiro. Esse é o nome dado pelos índios ao fenômeno do fogo-fátuo.

Negrinho do Pastoreio - menino escravo que é acusado de perder um cavalo do patrão. Após ser castigado é colocado num formigueiro. Por um milagre, sai vivo e encontra o cavalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário