quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Folclore Brasileiro

           A Hora do Conto é uma das atividades que estão sendo desenvolvidas em nossa escola neste mês de agosto. Momento especial onde a meninada tem a oportinidade de ouvir belas histórias, adquirir conhecimento e desenvolver a imaginação. A Hora do Conto desse mês está tendo como tema o Folclore. Além de conhecer as lendas, mitos, costumes e tradições do povo, deseja-se que as alunas cultivem atitudes de respeito para com as pessoas de diferentes etnias.
       O saber popular atravessa o tempo, e é passado através das gerações por meio da comunicação oral, escrita e pelas artes. Os relatos da literatura oral se perpetuam pela palavra falada ou pelas cantorias. São casos (causos, no dialeto rural), lendas, anedotas e mitos de criação coletiva, muitas vezes recolhidos por estudiosos. Os principais personagens fazem parte do folclore e têm origem indígena ou européia.





Saci-pererê: um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro






Boitatá- Gênio protetor dos campos. Aparece sob a forma de enorme serpente de fogo, que mata quem destrói as florestas. O padre José de Anchieta, em 1560, é o primeiro a mencionar o boitatá como personagem de mito indígena brasileiro. Esse é o nome dado pelos índios ao fenômeno do fogo-fátuo.



Boto - Mito amazônico.  De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto. Chamado também de boto tucuxi.
Negrinho do Pastoreio - menino escravo que é acusado de perder um cavalo do patrão. Após ser castigado é colocado num formigueiro. Por um milagre, sai vivo e encontra o cavalo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...