Pedagógico

Na Escola Fundamental São Benedito a proposta pedagógica da instituição tem como objetivo proporcionar uma educação integral baseada na Proposta Evangélica – Libertadora de Jesus Cristo e no Projeto Pedagógico de Bárbara Maix, desenvolvendo o saber. O saber – fazer, o saber – ser e o saber – conviver. 
Num projeto pedagógico tudo é relevante, na teia das relações escolares, pois todas elas são potencialmente educativas. Ensinar bem, por exemplo, não é apenas ensinar eficientemente uma disciplina, mas é também o êxito em integrar esse ensino aos ideais educativos da escola. Enfim, o importante é a motivação e o empenho comum numa reflexão institucionalmente abrangente, e o firme propósito de alterar práticas nos sentidos indicados por essa reflexão. Para isso nossos educadores são incentivados a trabalhar de forma criativa, eficaz e diferenciada. 

Temos variadas atividades na escola. No turno da manhã os meninas recebem Ensino Fundamental do 1º ano ao 5º ano, os professores através do plano de curso, são  habilitados para trabalharem o ensino-aprendizagem, trabalham datas comemorativas de cada mês e Celebrações Eucarísticas.
Já o turno da tarde, trabalham oficinas pedagógicas, onde as crianças recebem aula de apoio, coral, artes, balé, passeios, assistem DVD com desenhos e filmes adequados a faixa etária, recreação, recebem avaliação personalizadas através de pareceres descritivos a cada trimestre, atendimento com psicopedagogos, psicólogos, dentista e atendimento personalizado aos pais quando necessário. 
A cada mês, são realizadas atividades conforme as datas comemorativas: Páscoa, Dia do Índio, Dia do Meio Ambiente, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, Dia de Ação de Graças, Aniversário da Instituição, Natal e muitas outras datas são vivenciadas e celebradas pelas nossas crianças.

Enfim, nosso propósito de trabalho se define em um trabalho coletivo, pois é muito mais do que estar juntos; implica definir integradamente o que se vai ensinar e o porque. Implica em estabelecer critérios para a montagem do currículo, implicam selecionar competências, conceitos e conhecimentos em conjunto para que a criança que atendemos hoje, seja uma cidadã incluída no futuro e na sociedade. 
Colaborou: Rosemeri Duarte Acosta Tavares   


Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...