sábado, 6 de novembro de 2010

Irmãs e colaboradores do São Benedito prestigiaram a Beatificação de Bárbara Maix, em Porto Alegre

Mais de 18 mil pessoas participaram da beatificação de Bárbara Maix
A data, 6 de novembro de 2010, certamente ficará marcada na lembrança e nos corações de quem esteve presente à cerimônia de beatificação de Bárbara Maix - fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Foram momentos de fé e emoção, para as mais de 18 mil pessoas que acompanharam o grandioso evento. De Pelotas partiu excursão organizada pelas Irmãs do Instituto São Benedito e colaboradores.
Os religiosos que participaram são: Os padres Luís Boari e Atalibio Schneider; Bispo Jacinto Bergmann.
As Irmãs do São Benedito: Oneide Bordignon, Julieta Bertuol, Angélia Tebaldi, Luciane Piovesan, Assunta Tacca, Maristela Bonadeu (Juniorista). E as Irmãs do Bairro Bom Jesus: Lucia Lourdes, Leonora, Lucia, Jacilda e Ida. (veja as fotos da excursão e da beatificação, no álbum ao lado).

A cerimônia iniciou com um momento artístico-cultural com crianças e adolescentes apresentando a vida de Bárbara, obra, e missão, divididos em 6 atos. Da infância pobre aos dias difíceis na Áustria, o embarque de navio para o Brasil, a chegada, e a fundação da Congregação, o trabalho junto aos desvalidos e órfãos. O 5º ato mostrou-nos a certeza da vitória de Bárbara, pois a semente lançada por ela germinou e hoje seu trabalho alcança milhões de pessoas carentes em muitas nações. O 6º ato encerrou a apresentação destacando as virtudes vivenciadas por Bárbara Maix no mais alto grau. Fé, Esperança, Caridade, Justiça, Fortaleza, Prudência, Temperança. Valores que dinamizam o ser e agir das Irmãs, na continuidade da Missão por ela iniciada. Toda a apresentação foi realizada através de lindas coreografias, sonoplastia, iluminação e belíssimo figurino. Nossos parabéns aos organizadores!

Em seguida iniciou-se o ritual de beatificação de Bárbara Maix com a leitura de sua biografia pela Postuladora da causa, Ir. Gentila Richetti, na presença do Arcebispo D. Dadeus Grings. A seguir D. Lorenzo Baldisseri, representando D. Angelo Amato, fez a leitura da Carta do Papa Bento XVI que confere a Bárbara o título de Bem-Aventurada. Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.
D. Lorenzo também fez a leitura do texto enviado por D. Angelo Amato, que não pode comparecer, por motivos de saúde. D. Angelo Amato é Prefeito da Congregação das Causas dos Santos e Representante do Papa Bento XVI para a Beatificação.

Na sequencia iniciou-se o rito eucarístico com a distribuição da eucaristia para os milhões de presentes no Gigantinho. Ao todo 300 padres fizeram a distribuição pelas arquibancadas.


Participaram da beatificação centenas de fiéis vindos de todo o Brasil e do exterior, além do Sr. Onorino Ecker, hoje com 66 anos, salvo graças a um milagre de Madre Bárbara Maix e o principal para o processo de beatificação. Estiveram presentes também representantes dos países onde a Obra de Bárbara está: São eles:  Ir. Anísia Thiele (Alemanha); Ir. Estine Jean Charles (Haiti); Ir. Jenny Maite Jimenez Montaño (Bolívia); Ir. Rita Loeci Schneider (Estados Unidos); Ir. Norma Rossato (Moçambique); Simone Croia (Itália), e demais autoridades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...