sábado, 30 de abril de 2011

Instituto São Benedito: Há 110 anos educando para a vida e cidadania

Ir. Luciane Piovesan 
 
Com júbilo, celebraremos no dia 13 de maio, os 110 anos de fundação do Instituto São Benedito. Ao celebrarmos nossa história, fazemos memória de Luciana Lealdina de Araújo, senhora leiga, negra e filha de mãe escrava; mulher corajosa, determinada, alicerçada na fé e de coração acolhedor. Em 1901, ela lançou a semente da caridade e da doação em vista de um ideal, para o qual não mediu esforços. Num tempo marcado pelos resquícios da escravatura, pelo preconceito, pela exclusão, Luciana foi audaciosa em propor a fundação de uma casa para atender meninas órfãs e negras, o “Asilo São Benedito”, hoje Instituto São Benedito.

O desejo de Luciana era garantir que as meninas tivessem sua dignidade preservada, incluí-las na sociedade de seu tempo, prepará-las para serem mulheres capazes de assumir um lar, uma profissão. Este mesmo ideal foi o de Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs que assumiram a direção interna da Obra em 1912. Hoje, fiéis ao carisma fundacional de Luciana e de Bárbara, procuramos contribuir na construção de um mundo melhor. Busca-se proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social para que sejam e atuem como cidadãs autônomas, críticas, conscientes e protagonistas do exercício da cidadania na família, instituição e na comunidade.

Este projeto deve continuar. Deve ser vivido com ardor e esperança. Já se passaram 110 anos e a obra iniciada por Luciana continua viva, isto porque, ao longo desses anos contou com a doação e trabalho de inúmeras pessoas: Luciana e o grupo fundacional, diretorias, irmãs, educadores, voluntários, famílias, colaboradores de perto e de longe etc., onde cada um foi e continua ajudando a construir e levar adiante este projeto.
É por isso que, ao comemorar mais um aniversário, elevamos a Deus nossa gratidão por toda a vida doada e gerada nesta casa; pelos frutos colhidos e as sementes que continuam sendo lançadas. Que São Benedito, o Santo negro, escolhido por Luciana como padroeiro desta casa, interceda junto a Deus por este trabalho e por todos que fazem parte dessa história.

Um comentário:

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...