segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que alegria, 110 anos de trabalho e dedicação!

O Instituto São Benedito, comemorou neste ultimo dia 13 de maio, seus 110 anos de atividade ininterrupta. Uma instituição que faz parte da história de Pelotas e que vem cumprindo ao longo de todos estes anos o seu papel social. Acolhendo, educando e preparando meninas em estado de vulnerabilidade social, para que tenham uma vida digna, e exemplar. Graças ao empenho de pessoas leigas, anônimas, porém voluntárias e ao empenho das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é que esta comemoração se concretizou.

A instituição foi criada em 1901, após uma promessa feita pela jovem Luciana Lealdina de Araújo, moça negra, filha de pais escravos, vinda de Porto Alegre. Luciana que sofria de tuberculose, havia se comovido com a triste realidade em que encontrou muitas meninas, negras e órfãs na cidade. No estado adoentado em que se encontrava teve o ímpeto de fazer uma promessa a São Benedito, que se fosse atendida, se dedicaria a ajudar aquelas crianças desamparadas. Foi então que milagrosamente Luciana foi curada e corajosamente, passa a abrigar as meninas e pedir auxílio para mantê-las. Luciana passa a enfrentar muitos desafios, hora pedindo pelas ruas, hora sendo auxiliada por pessoas influentes, tanto que consegue uma casa (casa nº7) para abrigar as crianças, na hoje Praça José Bonifácio, uma pequena construção, que mais tarde seria trocada pelo prédio onde o Instituto está instalado, até os dias de hoje. Alguns anos se passam e em 1912 o Sr. José Veríssimo Alves conhecedor do trabalho das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, solicita-lhes o auxílio. Desde então as Irmãs vêm desenvolvendo um trabalho pedagógico exemplar baseado no projeto educativo de Bárbara Maix – Fundadora da Congregação. 

Houve tempos difíceis em que as doações eram tudo o que tinham, as vezes só havia banana e arroz, mas sempre uma boa doação aparecia na hora certa. “Se o Instituto até hoje nunca fechou e vem atendendo desde sua fundação milhares de crianças, até nossos dias, é porque é mesmo uma obra de Deus”, destaca a Irmã Luciane Piovesan.  Mesmo após 110 anos de sua fundação nós sabemos que o carisma de Luciana continua vivo, o ideal daquela mulher que mesmo doente, se comoveu com o abandono daquelas crianças, jamais foi esquecido e se cumpre até os dias de hoje. Ela foi uma mulher profetiza do seu tempo pois lutou por um espaço onde aquelas meninas pudessem ter sua dignidade preservada e que fossem sujeitos de sua história.

Os bons frutos: Atualmente o Instituto São Bendito atende 140 meninas entre 6 e 10 anos no ensino de 1º ao 5º ano e dos 11 aos 16 anos (elas retornam em horário contrário as aulas para fazer cursos extras). Um de nossos cursos de destaque, é o de Aprendiz em Práticas Bancárias - No Banco do Brasil - Algumas de nossas alunas já estão empregadas após o curso. Isto muito nos orgulha, pois mostra que no passado ou na atualidade o Instituto São Benedito vem cumprindo sua missão, de dar uma perspectiva de vida, melhor, para muitas meninas. Temos lindos depoimentos de moças que quando eram crianças, estiveram conosco, e hoje são mulheres de valor, mães, profissionais e se lembram com carinho do amor das Irmãs e da acolhida que tiveram "e tem" entre nós. Hoje o São Benedito conta com uma diretoria leiga que zela por manter o Instituto sempre em dia com suas obrigações legais, obtendo assim qualificação e documentação completa que nos torna habilitados para conquistar novas parcerias.

E esta tem sido a nossa trajetória, um caminho trilhado dia-a-dia, pondo em prática a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...