domingo, 5 de outubro de 2014

05 DE OUTUBRO DIA DE SÃO BENEDITO

São Benedito, o mouro, foi o santo escolhido por Luciana Lealdina de Araújo, fundadora do Instituto, para ser o padroeiro desta Obra. 
Benedito é um santo muito especial para o povo brasileiro. Cultuado inicialmente pelos escravos negros, passou a ser amado também como exemplo de humildade e da pobreza.
Nasceu em Manasseri em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos.

Benedito foi frade Franciscano. Sempre exerceu as funções ais humildes, como faxineiro e depois cozinheiro, ganhando fama de santidade pelos milagres que se sucediam por intercessão de suas orações. Muita gente ia até ele em busca de conselhos e orientação espiritual. E foi na cozinha do convento que ele morreu, no dia 4 de abril de 1589, como um simples frade franciscano, em total desapego às coisas terrenas e à sua própria pessoa, apenas um irmão leigo gozando de grande fama de santidade, que o envolve até os nossos dias.
Benedito foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Seu culto se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Em 1652, já era o santo padroeiro de Palermo, mais tarde foi aclamado santo padroeiro de toda a população afro-americana, mas especialmente dos cozinheiros e profissionais da nutrição. E mais: na igreja do Convento de Santa Maria de Jesus, na capital siciliana, venera-se uma relíquia de valor incalculável: o corpo do "santo Mouro", profetizado na infância e ainda milagrosamente intacto. Assim foi toda a vida terrena de são Benedito, repleta de virtudes e especiais dons celestiais provindos do Espírito Santo.


São Benedito, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...