sexta-feira, 24 de abril de 2015

114 anos de história

O Instituto São Benedito comemora no dia 13 de maio, os seus 114 anos de fundação. Esta bela Obra de Assistência Social começou pela determinação e coragem de uma jovem chamada Luciana Lealdina de Araújo que ao deparar-se com a triste realidade de muitas meninas negras e órfãs desamparadas resolveu abraçar esta causa. A Obra foi oficialmente inaugurada no dia 13 de maio de 1901.
Em 1912, a Diretoria do Instituto, na pessoa do Sr. José Veríssimo Alves, solicitou a presença da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria para assumir a direção interna e os encargos dos serviços assistenciais da Obra. A posse das Irmãs deu-se no dia 25 de Setembro do mesmo ano. 
Atualmente, o Instituto São Benedito atende, gratuitamente, 108 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, oriundas da periferia da cidade. O atendimento se dá através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As crianças recebem Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Oficinas Pedagógicas e Culturais, além de três refeições diárias.
A manutenção da Obra se dá através de promoções, alugueis, sócios e doações da comunidade local. A Instituição busca conseguir novos parceiros, amigos que se identifiquem com a proposta de Luciana de Araújo e que gostariam de oferecer um futuro melhor para crianças e adolescentes aqui atendidas. 
Do Município, o Instituto recebe o apoio através de professores que são cedidos para ministrarem as aulas, os demais são estagiários. A Instituição conta com muitos voluntários que auxiliam nas mais diferentes áreas. Contamos com o apoio de uma Diretoria leiga e do incansável Grupo de Apoio ao Instituto que se dedica a angariar fundos para a manutenção da Instituição.
Para bem celebrar esta data, teremos atividades internas, bem como, uma celebração de Ação de Graças pelos 114 anos de trabalho em prol da valorização e promoção da vida. Se você quiser presentear o Instituto, pedimos sua colaboração com um quilo de arroz ou feijão. O presente pode ser dado no dia do aniversário ou deixado aqui na Instituição. Agradecemos desde já pela sua generosidade em nos ajudar com um desses alimentos, uma vez que são os mais consumidos.
          Que São Benedito, patrono desta Casa, continue intercedendo junto a Deus abundantes graças para todos os que colaboram para com esta Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...