quinta-feira, 2 de abril de 2015

Páscoa – Passagem

O universo, desde suas origens, vai realizando sua páscoa. É a mudança, a evolução, a passagem de um estágio para outro. Dentro do tempo de bilhões de anos houve uma mudança. Bilhões de estrelas se organizaram.
A TERRA, desde suas origens, passou por grandes transformações. É a Páscoa da Terra. Tornar essa Terra sempre mais habitável, sempre mais paraíso, sempre mais pomar e jardim. Há uma urgência de fazermos Páscoa da Terra: passagem da destruição para o respeito, a construção de uma Terra habitável e agradável.
A HUMANIDADE, como um todo, tem que realizar sua Páscoa. Passagem de uma humanidade marcada pela fome, injustiça, desigualdade, exploração e ganância para uma humanidade de fraternidade, justiça, paz e vida para todos. Mas, para construir essa Páscoa no universo, na Terra e na humanidade, ela precisa começar no pequeno e imenso coração humano. O universo, a Terra, a humanidade como um todo, anda no ritmo do coração das pessoas. Por isso, é necessário realizar a Páscoa em mim, em você, em cada ser humano.
PASSAR DO DESÂNIMO PARA A ESPERANÇA. Há possibilidade de um outro mundo, de outro tipo de vida, de relações amáveis entre as pessoas. Acender a esperança em cada coração humano é realizar Páscoa.
PASSAR DA RAIVA PARA A SERENIDADE. Superar as palavras raivosas e violentas, as atitudes agressivas e cultivar os sentimentos de serenidade e de paz. Páscoa é serenidade.
PASSAR DO ISOLAMENTO PARA A CONVIVÊNCIA. Estar junto. Gostar de conviver. Ter muitos amigos. Arranjar tempo para estar perto das pessoas. Criar relações. Sempre mais relações. Isso se chama Páscoa.
PASSAR DA DESCRENÇA À MATURIDADE DA FÉ. Crescer na fé. A descrença é a morte de Deus no coração. É o túmulo da morte. É a destruição de si. Páscoa é passar para a fé no Ressuscitado. Crer no vencedor e na vitória da vida. Crer que o mundo e a vida têm conserto. Isso é celebrar a Páscoa.
PASSAR DO ÓDIO AO AMOR. Deixar de lado tudo o que promove raivas, agressividades, guerras e ódios. Revestir a vida com amor. Fazer sempre o bem. Exercitar a dedicação e a doação. Olhar para a cruz de Jesus, amor pleno. Viver no amor, com amor e por amor. Isso é celebrar a Páscoa a vida toda, o dia todo e em todas as situações.
(Texto adaptado Wilson João)

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congregação encerra atividades no Instituto São Benedito

Muitas recordações! Muita  vida doada a serviço do Reino de Deus! "Lembramos que nesta vida, somos passageiros, só permanece o bem ...